E veremos aquilo que faz com que os cães uivem no escuro
e os gatos levantem as orelhas depois da meia-noite.
— H. P. Lovecraft, “From beyond”
No fictício Mundo das Trevas, não existe o Bem nem o Mal: tudo é uma questão de ponto de vista. Não há preto nem branco, só um enorme gradiente de cinzas.
As cidades são mais sujas, mais escuras, mais corruptas e violentas. A natureza também esconde perigos inesperados e o reflexo espiritual do mundo é ameaçador e sombrio. E, o mais importante, criaturas sobrenaturais, saídas de mitos e lendas, dividem as ruas com as pessoas comuns.
É um mundo cercado de mistérios, povoado por vampiros, lobisomens, magos, fantasmas, seres feéricos, anjos caídos, criaturas frankensteinianas e outros monstros nascidos do imaginário coletivo da humanidade.
Histórias de horror para gente grande
Para quem participa de um jogo narrativo ambientado no Mundo das Trevas, o objetivo é criar e interpretar um personagem, desenvolver sua personalidade e explorar suas certezas, dúvidas, dilemas, medos, triunfos e fracassos diante dos horrores sobrenaturais que se escondem nas sombras.
Mas o tema do Mundo das Trevas é o medo do desconhecido, o horror de ser devorado pela noite ou de se tornar um monstro.
Nem todas as histórias são para crianças.